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INSS alerta sobre nova onda de golpes disfarçados de revisão de benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu na semana passada um alerta sobre golpes que estão usando seu nome para roubar dados sensíveis. Identificando-se como membros do órgão, criminosos pedem que as vítimas façam atualizações em seus cadastros pessoais, ganhando acesso a informações sigilosas no processo. E, embora as táticas dos bandidos sejam semelhantes a outros episódios, há alguns detalhes que tentam ludibriar os incautos com mensagens que tentam se passar por legítimas, a partir da novidade que é a revisão dos benefícios dos pensionistas — e essas atividades têm sido recorrentes nas últimas semanas.   As informações roubadas são usadas para fazer compras pela internet e, em alguns casos, sacar os benefícios aos quais as vítimas têm direito. O número de ações cresce em um momento no qual o INSS está realizando uma revisão em seus beneficiários, garantindo que os serviços prestados sejam oferecidos somente a quem tem direito a eles.   Imagem: Reprodução/Informe Brasil “É de conhecimento do INSS que os segurados estão sofrendo com tentativas, de pessoas de má-fé, de obter dados pessoais dos segurados. As abordagens feitas se dão através de carta, e-mail, ligações e mensagens de celular”, explicou Khátia Maria Moreira Braga, superintendente Regional Sul do órgão à CBN Maringá.   Como se proteger   Assim como acontece nos golpes que envolvem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), as ações relacionadas ao INSS se tornam convincentes por se aproveitar de situações reais como isca. Exemplo disso são os ataques relacionados à prova de vida digital, que se aproveitam do cadastro da biometria facial dos beneficiários para roubar dados.   Confira algumas dicas que podem evitar dores de cabeça futuras: Para atualizar seus dados, use somente o portal Meu INSS e desconfie de qualquer mensagem ou site diferente que prometa mudanças de cadastro; Em caso de dúvidas, consulte a central 135; Caso algum contato peça fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação e bloqueie o número. O órgão nunca faz esse tipo de solicitação.   Braga orienta que todas as tentativas de golpe devem ser denunciadas pela internet no site do próprio INSS ou através do telefone 135. Caso você já tenha sido vítima de um golpe, é necessário registrar um boletim de ocorrência e informar tanto o órgão quanto seu banco em que recebe o benefício.   Outra recomendação é, ao usar os serviços por aplicativos, conferir se os desenvolvedores responsáveis estão marcados como “Governo do Brasil” na App Store ou na Play Store. Para completar, é recomendado usar soluções de segurança e do próprio sistema operacional, garantindo que falhas já corrigidas não possam ser exploradas.   Fonte: CBN Maringá
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